Workshop - Avaliação do Ciclo de Vida na Construção Civil

 

Dia 22 de agosto de 2018, das 8h às 13h
SindusCon-SP | Rua Dona Veridiana, 55 - Santa Cecília - São Paulo/SP

 

Objetivo
O evento tem como objetivo promover a difusão dos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e sua potencialidade de aplicação no setor da construção civil e áreas afins, identificando desafios e oportunidades para melhoria de performance.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais – positivos e negativos – ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria- prima até a destinação final. Saiba mais sobre ACV.

Para o setor da construção civil, a contribuição da ACV relaciona-se diretamente à construção de inventários ambientais, que oportunizem diagnósticos e melhoria de desempenho de toda a cadeia de produção, e à comunicação de resultados através de declarações ambientais de produtos e certificações ambientais de edificações. Assegura a competitividade frente a políticas de compras sustentáveis e cria valor aos negócios da empresa.

Público-alvo
- Fabricantes de produtos para a construção.
- Profissionais atuantes em certificação ambiental de produtos e edificações.
- Profissionais e empresas públicas e privadas do setor da construção civil e áreas correlatas, como: Engenharia, Arquitetura, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Produção, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Desenho Industrial, Administração, Marketing, Comunicação e Relações Públicas.

PROGRAMAÇÃO

8h - Credenciamento

8h25 - Abertura
FRANCISCO ANTUNES DE VASCONCELLOS NETO, Vice-presidente do SindusCon-SP
FELIPE FARIA, diretor executivo do GBC Brasil


8h40 | Geração de valor para sustentabilidade com uso da ACV
CASSIA UGAYA, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora no tema de Avaliação do Ciclo de Vida. Atuou como consultora do Pnuma (atual ONU Meio Ambiente) e foi cofundadora da Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida, da Associação Brasileira do Ciclo de Vida e da Social LCA Alliance. Atualmente atua como coordenadora da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida, do Grupo de Trabalho em Avaliação Social do Ciclo de Vida e o SRI Brasil, dentro do qual está inserido o projeto ACV de A a Z.


9h30 - 11h05 | MESA REDONDA I
Experiências, desafios e oportunidades para o setor privado

Moderada por VANESSA GOMES, assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), nos temas análise do ciclo de vida e políticas públicas para eficiência energética de edificações, docente na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP

9h30 | Case 1
EPDs do Brasil – cimento, concreto e argamassa

FÁBIO CIRILO, engenheiro mecânico com ênfase em Energia pela Universidade Estadual Paulista e com pós-graduação em Gestão de Negócios na Fundação Instituto de Administração. Atualmente, é consultor de Ecoeficiência da Votorantim Cimentos

9h55 | Case 2
Os resultados do projeto SRI/Ecoinvent de elaboração de inventários de ciclo de vida de produtos cimentícios para o Brasil

FERNANDA BELIZARIO SILVA, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

10h20 | Case 3
Interação setor privado e academia para criar valor com ACV

10h45 | Debate

11h05 | Coffee Break

 

11h25 - 13h | MESA REDONDA II
Experiências, desafios e oportunidades para o setor público

Moderada por FABIO VILLAS BÔAS, Coordenador do Comitê de Meio Ambiente (COMASP) e coordenador adjunto do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) no SindusCon-SP

11h25 | Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida: SICV
TIAGO BRAGA, Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

11h50 | Programa de Rotulagem Ambiental Tipo III - Declaração Ambiental de Produto (DAP)

12h15 | Rotulagem ambiental: Declaração Ambiental do Produto (DAP) - Fundação Vanzolini

12h40 | Debate

13h | Encerramento