Obras de saneamento poderão ser acompanhadas pela internet

30/08/2012 16:58 - O brasileiro que desejar obter informações pela internet sobre o andamento das obras de saneamento básico administradas pela Fundação Nacional de Saúde, a Funasa, e executadas pelos municípios com população de até cinquenta mil habitantes, poderão ter acesso pela internet. A fundação lançou esta semana o Sistema Integrado de Monitoramento de Convênios, o Sismoc.

Para o presidente da Funasa, Gilson Queiroz, todos os detalhes das obras vão estar disponíveis no sistema.  'Assim que assinarmos o convênio, vamos ter ali o valor do convênio, a tramitação, aprovação de projetos. Então, 100% das fases vão estar disponíveis ali. E principalmente na execução das obras, quando começam as obras aí ficam disponíveis ali as planilhas de medição, fica disponível as fotos de obras, os pagamentos que são realizados. Então, todas essas informações vão contribuir de certa forma para que seja bastante transparente o gasto público' , explica.

Atualmente, a Funasa administra cerca de 12 mil convênios, incluindo obras das duas etapas do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC. Para utilizar o sistema basta acessar: www.funasa.gov.br. Dessa forma a população terá condições de saber como está o andamento da obra e qual o investimento feito, uma forma de democratizar o acesso à informação a obras do governo.

Fonte: Redação Portal Ponta Grossa - Maira Zimermann